quarta-feira, 8 de abril de 2009

Utilidade Publica - Como tirar manchas de sua roupa.

Infelizmente, ou felizmente, mudaram o dia do meu post. Não sei ainda se isso é bom ou é ruim, se é promoção ou punição, mas enfim, o que sei é que agora meus posts que até então eram inuteis e idiotas, passarão a ser coisas importantes (ao menos hoje)!!

Bom, muitas mulheres que ainda são dona de casa (rarissimas excessões hoje em dia) se matam para tentar descobrir como rancar mancha de roupa. Em outros casos, muitos homens também ficam desesperados para tentar rancar algumas manchas da ropa.

Então meus campeões, vocês que não querem que suas mulheres descubram uma mancha de batom na camisa (não quer dizer nada, a menina tropeçou e caiu ca boca no meu ombro), ou aquela manchinha indesejavel de cerveja (Oloco mulher, EU?? NO BAR?? Isso ai foi um amigo sacana no trabalho que comprou uma cerveja para jogar nos outros), ou quem sabe até mesmo aquela mancha de sangue (EU NÃO MATEI NINGUÉM, CADE A PROVA??) e as vezes até mancha de tinta né...vai que a mulher acabou de pintar o cabelo, da uma transpiradinha no momento que vc esta dando carona pra ela, e a tinta cai na sua camisa né ?

Enfim, espero ajudar homens e mulheres a tirar manchas indesejadas das roupas, seja por motivos que ninguém possa saber ou seja por motivos que acontecem ao acaso.

As dicas estao por ordem alfabetica e incluem:

Batom
Antes de lavar, passe um algodão para tirar o excesso. Em seguida, lave com um detergente alcalino. Caso a mancha não saia, pegue um removedor e um pouco de detergente neutro e misture. Esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar.

Café
Manchas recentes devem ser lavadas na hora. Já as antigas, devem ser removidas com pano molhado em glicerina (fazer o procedimento por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.

Cerveja
Passe algodão com álcool sobre a mancha. Em seguida, lave com água morna e sabão em pó.

Chiclete
Esfregue uma pedra de gelo do lado avesso de onde o chiclete está grudado

Chocolate
Lavar com água quente e sabão. Em casos de manchas mais profundas, é necessário o uso de água oxigenada.

Esmalte de Unhas
Usar acetona ou removedor de esmaltes. Em tecidos finos, usar água oxigenada e, em seguida, água e sabão. (Ranca igualzinho na unha né??)

Ferro de Passar
Manchas suaves devem ser molhadas com água pura e expostas ao sol. Em casos de manchas mais acentuadas, coloque o tecido sobre uma toalha felpuda e esfregue um chumaço de algodão com água oxigenada 10 volumes. Em seguida, lave com água pura. Esfregue maisena e deixe ao sol por algumas horas.

Gordura
Molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repetir a operação, desta vez embebendo a escova em água e vinagre. Outra maneira de remover a mancha é colocar bastante talco por muitas horas.

Lama
Se for tecido claro, lavar com água fria e depois com água misturada com vinagre. Em casos de tecido escuro, esperar que ela seque e, em seguida, limpar com escova áspera.

Molho de tomate
Molhar na hora com água e, logo em seguida, colocar amido em pó, deixando até secar bem. Retirar com escova.

Sangue
Lavar o tecido com água fria. Se a mancha persistir, lavar novamente com uma mistura de água fria, sal de cozinha e 5% de amônia. Outra opção é lavar com água fria e, em seguida, repetir o processo usando água oxigenada.

Suor
Lave o local com uma solução de álcool e amoníaco. Depois, limpe com água quente e deixe secar à sombra. Não use cloro, pois a substância pode endurecer e enfraquecer a fibra do tecido.

Tinta de Cabelo
Remover a mancha com uma mistura de ácido nítrico e ácido oxálico em partes iguais.

Tinta de Caneta
Esfregue a mancha com álcool, tomando cuidado para não desbotar o tecido.

Tinta de Parede
Deixe de molho em aguarrás. Se a mancha for recente ela sai com querosene, gasolina ou benzina.

Vinho
Lave o tecido e, em seguida, deixe-o de molho com uma mistura de água quente, sabão em pó e detergente alcalino. Você pode ainda polvilhar, na hora em que o vinho for derramado, bastante sal ou espremer suco de limão. Outra saída é esfregar a mancha de vinho tinto com vinho branco e, depois, lavar com água e sabão.


Espero que as dicas sejam uteis a todos os leitores, e uma ótima páscoa a todos!! Se o coelhinho trouxer muito chocolate, não custa nada dar um pouco para os blogueiros....

1 comentários:

Unknown disse...

como eu faço qndo corre uma cor de outra roupa...obrigada