sexta-feira, 12 de junho de 2009

As últimas da ciência...

Hoje postarei as últimas novidades relacionados a produtos, conceitos de design ou qualquer outra coisa na qual a ciência anda inovando nos últimos tempos.


Peixes da Poluição


Breve, as águas de Gijon, um porto no nordeste da Espanha, serão monitoradas por peixes robóticos movidos à baterias. Estas criaturas mecânicas e articuladas do mar foram projetadas e testadas pelo departamento da robótica na universidade de Essex.



A um custo de U$ 3.6 milhões, com uma concessão da União Européia, estes peixes testarão os níveis de oxigênio das águas, detectam os vazamentos de óleo e os outros poluentes que caem na água. Este é o primeiro programa de monitoração dele tipo, e os dados recuperados poderiam ser muito importantes, com implicações para o aquecimento global e o estado de nossos nascentes de água.




Os investigadores da Essex testaram seus protótipos de peixes em um tanque especial no aquário de Londres desde 2005. Os visitantes ficaram impressionados pela habilidade incrível dos robôs de se moverem igual a um peixe. Como diz Rory Doyle, um investigador no projeto: "o design dos peixes que a natureza produz é energeticamente suficiente".

A eficiência dos peixes é criada por centenas de milhões de anos de evolução. Os submarinos não chegam nem perto disso.. A eficiência do movimento permitirá que o robô tenha uma vida da bateria mais longa e colete mais dados.

Os novos peixes terão aproximadamente 1,5 metro, maiores do que a versão do protótipo, a fim suportar maiores pressões e correntes. Cada peixe custará aproximadamente U$ 28.000 para produzir. Em uma velocidade de 1 metro por segundo, o robô pescará da água os coleta dados. A bordo um sistema de orientação irá mantê-los longe da colisão com obstáculos como rochas, peixes ou navios. Eles tem até um sonar que permite que um robô se comunique com outro.



Website -
http://cswww.essex.ac.uk/staff/hhu/jliua/index.htm



Saco de Luz


O designer/fabricante Wonsik Chae elevou este conceito a um nível elegante fazendo sacos de chá iluminar o ambiente quimicamente.

Assim que os sacos de chá ficam esvaziam seu "Saco de Luz" esvazia em algo como um container de fluido. O que Wonsik tenta conseguir com esse projeto é tirar a idéia de que produzir formas de luz é uma tarefa difícil, ele quer que a luz flua facilmente.









Video -
http://vimeo.com/3481507?pg=embed&sec=

Website dos designers -
http://www.onesik.com/



Oráculos Interativos

A idéia para os Oráculos Interativos de Acura começou em julho de 2006 durante algumas reuniões com Geoff Mye, diretor creativo da conta da Acura para George P. Johnson. Nossas discussões centravam-se em formas que poderíamos ajudar Acura em sua contínua estratégia de se estabelecer como no ramo focado tecnologia de luxo. Geoff começou a desenhar o novo Acura na exibição do Auto Show 2007 e quis criar um espaço que seja por natureza, inovador.





"Juntos nós exploramos diferentes maneiras em que nós poderíamos extender este pensamento para mais pontos de toque nesse espaço. Desenvolvemos diversos conceitos interativos em escalas diferentes, antes de antes de refinar nossa idéia para os Oráculos.




Uma vez que nós tivemos nosso conceito estabelecido, nós esboçamos quatro dos objectivos principais para o projeto. O primeiro era criar um sistema de exposição único e circular, que estaria próximo em qualquer ângulo e ser usado por múltiplos pessoas. Segundo, os Oráculos devem integrar um sistema do sensor que permita que as pessoas usassem ambas as mãos ao mesmo tempo.


Em terceiro lugar, o sistema de exposição precisaria ser completamente independente, de modo que pudesse facilmente ser movido de uma posição para outra. Última, nós quisemos criar diversão, fazendo com que a experiência permitiria que os usuários explorassem os produtos da Acura em uma maneira original."


Website para mais informações -

http://www.madein.la/featuredprojects/interactiveoracles/about/




PinQy

Apesar de seu tamanho compacto (14 cm), PinQY®l, é um produto original e feito à mão e uma ferramenta poderosa no combate a fogos peguenos como em barracas, barcos, garagens, churrascos ou cozinha.




Como resultado de forma original, arredondada, PinQY® tem o mesmo poder de extinguir (nos termos de pressão) de um extintor de fogo de 1 quilo. Seu projeto compacto tem a vantagem que você poder guardá-lo em qualquer lugar que haja risco de incêndio.

O objetivo do produto é aumentar o tempo de ação e rapidamente acabar com os primeiros sinais de fogo. É apropriado para todos os tipos de incêndio: A, B ou C.






video -



Website -
http://www.pinqy.com/

Sem link de site oficial de vendas, mas você encontra no e-bay.



Tela de LCD gigante


O centro de Comcast em Philadelphfia transformou-se o edifício o mais alto na cidade. O edifício é lindo por si só,uma beleza, mas uma coisa fez com que atraísse mais a atenção é um fenomenal video wall no lobby do arranha-céu, contruída pela Barco.

Vamos aos números:…
1. A maior tela de LED de quatro milímetros do mundo, medindo 25,41m x 7,74m.
2. 10 milhões de pixels reunidos sem emendas, isso é 5 vezes mais que as resoluções de TV de alta-definição.
3. Uma sala de comando automatizada, hospedando 27.000GB de informação, seis dx-700 digitalizadors led, sete processadores video do encore e três routeres matrixpro.










Mina de kamioka mozumi

Este cilindro de 50.000 toneladas é um Detector Cerenkov e pode ser encontrado na mina de Kamioka Mozumi no Japção a 1.000m de profundiade. Esta máquina foi construída para detectar neutrinos, deterioração de prótons, e raios cósmicos: isso é feito usando 12.000 tubos photomultiplicadores (detectores extremamente sensíveis à luz) visíveis em todas as paredes de tanque de água ultra purificada.









Informação fácil de entender
http://www.ps.uci.edu/~superk/sk-info.html



Robôs

Sistemas robóticos continuam a evoluir, lentamente penetrando em muitas áreas de nossas vidas, da manufatura, medicina à exploração remota até o entretenimento, segurança e assistência pessoal. Os desenvolvedores Japoneses estão atualmente construindo robôs para ajudar os idosos, enquanto a NASA desenvolve a próxima geração de exploradores espaciais, e artistas explorando novas formas de entretenimento. Aqui vai uma coletânea de imagens de robôs de um passado recente e uma olhada no futuro próximo.



Twendy-One demonstra sua habilidade de segurar delicadamente objetos, manipulando um canudo entre os dedos no laboratório do Departamento de Engenharia Mecânica na Universidade de Waseda em Tóquio, Japão, nesta quarta, 14 de janeiro de 2009. Esse sofisticado robô foi desenvolvido pelo time da universidade, liderados pelo Dr. Shigeki Sugano, na esperança de ajudar pessoas em idade avançada. (Foto de/Shizuo Kambayashi)



Este é o Limbed Excursion Mechanical Utility Robot (LEMUR) da NASA, foi desenvolvido para ser um robô de inspeção/manutenção no espaço. Uma versão maior do Lemur IIa, pode ajudar estruturas grandes no espaço. O Lemur IIa da foto acima está numa modelo de um telescópio segmentado. (NASA/Planetary Robotics Laboratory)




O robô de salvamento do Departamento de Bombeiros de Tóquio remove uma vítima durante um exercício anti-terrorismo em 7 de novembro de 2008. O governo governo metropolitano de Tóquio conduziu o exercício em onze organizações no qual incluem o Departamento de Polícia da Metropolitano.



Um robô subaquático biomimétrico, chamado "RoboLobster", projetado pelo professo Joseph Ayers, foi mostrado em 17 de agosto de 2007 em Nahant, Massachusetts. RoboLobster foi feito para reconhecer mudanças na água do mar e para destruir minas marinhas.



Dois andadores All-Terrain Hex-Legged Extra-Terrestrial Explorer (ATHLETE) atravessam as dunas do deserto de Dumont, CA. Esses andadores ATLETA foram construídos para serem capazes de percorrer o terreno ondulante de Apollo e pra caminhar sobre superfícies ásperas em futuras missões lunares.



Um robô Talon 3B da marinha se aproxima de uma mina terrestre numa duna, durante um exercício de formação nas instalações de Djibouti, África em 14 de abril de 2005. Os técnicos de explosivos da unidade móvel 4 operam o robô de um local seguro e usam os monitores de vídeo ligado ao mecanismo.



As terapêuticas focas bebê robóticas chamadas Paro, são recarregadas na exibição de robôs na Robo Japan 2008 em Yokohama, na sexta de 10 de outubro de 2009. Ao custo de 350.000 ienes (U$ 3.480) eles são equipados com sensores abaixo do pelo, foi desenvolvido pela Intelligent System Co. para acalmar pacientes nos hospitais e nos lares dos idosos.
http://en.wikipedia.org/wiki/Paro_(robot)



Produzidos pelo MSI, os robôs chamados "Rich" é demonstrado numa caminhada no jardim do showroom de Grand Hills em Linkou, Taiwan em 18 de outubro de 2008.

Link pra ver mais:
http://www.boston.com/bigpicture/2009/03/robots.html


Incrível, não?

0 comentários: