sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Por que os relógios, nas propagandas, marcam 10h10?

Não sei se você já percebeu, mas na maioria das propagandas (não em todas), os relógios (principalmente os analógicos) sempre marcam 10:10hrs (ou valores bem próximos a isto).


















Algumas respostas encontradas:

1) Porque os ponteiros num ângulo ascendente estimula inconscientemente a sensação de positividade tanto da agência como de um produto, ou uma propaganda;

2) Porque são relógios de publicidade, logo precisam apresentar da melhor forma sua marca, que fica na parte superior do relógio. Esse horário possibilita melhor visualização;


















Gordon Uber
Apaixonado pelas relações do homem com o tempo, o engenheiro eletrônico norte-americano Gordon Uber lançou essa discussão em meio a curadores de museus de relógios e colecionadores e obteve algumas explicações para a tão freqüente marcação de 10h10. Para ele, o costume foi adotado por causa da agradável simetria gerada pelos ponteiros. “Observando os catálogos da empresa Seth Thomas, percebi que houve uma caminhada rumo à simetria, de 1878 a 1940”, comenta. Além da simetria e da aparência agradável, surgiu em sua discussão o fato de os ponteiros em 10h10 formarem um sorriso no relógio – ao passo que a marcação também simétrica de 8h20 mostraria uma boca triste. Finalmente, são muitas as marcas que trazem o logotipo logo acima do ponto central do relógio – neste caso, os ponteiros em 10h10 emolduram a marca, gerando um movimento natural dos olhos das pessoas para ela.


0 comentários: