quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A Ponte mais alta do mundo!

O presidente francês, Jacques Chirac, foi quem inaugurou a ponte de Millau, que é considerada a mais alta do mundo. A estrutura está a 343 metros sobre o vale do rio Tarn, superando em 23 metros a altura da Torre Eiffel de Paris.


A ponte começou a funcionar normalmente em 17 de dezembro de 2008, e na epoca os motoristas pagavam um pedágio de 4,90 euros para passar, evitando o engarrafamento na cidade de Millau. A ponte faz a ligação entre Paris e a costa mediterrânea.

A obra, que possui 2.460 metros de extensão, foi projetada pelo arquiteto britânico Norman Foster, que se inspirou na Torre Eiffel. Além de eliminar problemas no trânsito, espera-se que a estrutura se torne um destino turístico. Nos últimos dois anos antes da inauguração, 60 mil pessoas pagaram para olhar as obras e outros 500 mil visitaram o local.

A ponte reúne em sua estrutura recordes e proezas técnicas. "A altura, o número de pilares e seu comprimento fazem da ponte uma obra excepcional", destacou o presidente da delegação de especialistas que revisou a obra, Jean François Coste.

Erguida em tempo recorde de três anos, a obra foi idealizada em 1987 e a primeira pedra foi colocada em dezembro de 2001. A estrutura metálica se apóia na terra e suas duas metades se uniram em 28 de maio passado sustentando-se em sete grandes pilares.

Segundo os construtores, o viaduto, que pesa 290 mil toneladas, está projetado para resistir a ventos de 250 km por hora. A Eiffage, o grupo encarregado da construção e manutenção desta ponte pelos próximos 75 anos, afirma que a ponte "funcionará perfeitamente" nos próximos 120 anos.

Ao todo, 3 mil pessoas trabalharam neste projeto, que custou cerca de 400 milhões de euros.

Vejam as fotos dessa BELEZUUUUUURa de construçao...hahahaha!!

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

3 comentários:

Anônimo disse...

Só 400 milhões de euros custou essa maravilha?
Aqui vão gastar uns 50 bilhões nas olimpiadas e duvido que faça algo parecido pra amenizar o transito.

Unknown disse...

Muita massa!!!!

Unknown disse...

Jah passei no vale de Millau quando a ponte ainda naum existia. Acompanhei sua construção pela Internet.
É uma obra fantástica de engenharia.
Estarei passando por essa ponte no dia 24 de Janeiro de 2010. Já aluguei o carro da HERTZ.
É um belo passeio. Seguiremos para Bordeaux...