quinta-feira, 1 de abril de 2010

Fãs de games lamentam fechamento da primeira lan house do Brasil

Triste, notícia muito triste que recebi na manhã de hoje.

Fechou-se a MONKEY, a lan house dos sonhos de qualquer viciado em CS nos meados de 2003 por aí eu acho.


Foram incontáveis vezes em que fui em lans menores aqui no Paraná e quando via uma foto das "MONKEYS" pensava: "Nossa que LAN espetacular deve ser a Monkey";

Segue a notícia veiculada pelo GLOBO.COM:

Primeiro estabelecimento a usar o nome de lan house no Brasil, a loja Monkey Paulista, em São Paulo (SP), encerra suas atividades nesta quinta-feira (1º). No final da tarde, quando os últimos funcionários deixarem o local, encerra-se a trajetória de 12 anos de um espaço que fez história entre os gamers brasileiros.



O estabelecimento na Alameda Santos, inaugurado em 1998, foi projeto piloto de da franquia Monkey LAn4Fun, que chegou a ter 60 lojas em todo o país. O conceito de um local exclusivo para jogos, com computadores ligados em rede, foi trazido da Coreia do Sul naquele ano e ganhou força com uma geração que se acostumou a jogar interagindo com o adversário lado a lado.

O primeiro 'Counter-Strike'
Ao recordar momentos vividos nesta ou em outras unidades da rede, fãs de games lamentam o fechamento da loja.

“Jogo videogame desde que me dou por gente. Eu era um cliente da Monkey Paulista e frequentava bastante. Antes de tudo, era um lugar para se encontrar os amigos. Não precisava nem combinar, era só aparecer e estavam todos lá”, conta Leo De Biase, 37 anos.

Leo participou ativamente da história da lan house. Foi cliente, funcionário e organizou dezenas de campeonatos de games em diferentes unidades.

“Lembro até hoje, em junho de 99, quando ajudamos a instalar a primeira versão de um jogo então desconhecido, chamado ‘Counter-Strike’”, recorda. Maior sucesso entre os jogos de tiros de todos os tempos, o "CS" foi um dos responsáveis por lotar lan houses em todo o país.

Mas não eram apenas os jogos de tiro que mobilizavam dezenas de marmanjos – e algumas garotas. "De 'Half Life' a 'Counter-Strike', 'Age of Empires' a 'Civilization'. Tudo era motivo para um torneio. O clima era de uma verdadeira farra", diz De Biase.

Amizades duradouras
Outro que organizou campeonatos no estabelecimento foi Marcelo de Oliveira Bressiani, de 39 anos, especialmente as “Ligas Monkey”.

“Liga sempre foi o 'CS', mas cheguei a organizar algumas com 'Battlefield' e 'Need for Speed'. A liga tinha duas fases: a de classificação, na qual os times jogavam na própria loja, e as finais, quando todos os classificados vinham jogar em São Paulo”, relata Bressiani, mais conhecido como TC. Entre uma rodada de tiros e outra, criaram-se laços de amizade. “Até hoje conheço bastante gente daquela época”, diz TC.

A efervescência das lan houses focadas em games é destacada por De Biase. “A fase das lans revolucionou a maneira de as pessoas verem a internet e os games. Elas mudaram o conceito e passaram mais para o lado de inclusão digital e cyber café do que propriamente para games. A banda larga e os equipamentos mais baratos levaram as pessoas de volta para casa”, analisa.

Último dia sem jogos
Doze anos depois de importar o conceito das lan houses da Coreia do Sul, a diretoria da Monkey não quis comentar os motivos para o fechamento da primeira unidade da rede no Brasil – a última que ainda estava em atividade.

Em seu site, a loja publicou uma relação dos móveis e equipamentos eletrônicos que estavam no local, todos à venda. Na mesma página, a empresa afirma que seguirá com as atividades de eventos e consultoria.

Apesar de ser o último dia de funcionamento da Monkey, não haverá ninguém jogando nesta quinta-feira. Os computadores com configuração para jogos foram os primeiros a serem vendidos. Na tarde desta quarta-feira, restavam apenas dois deles em uma das salas que eram reservadas para os jogos, no primeiro andar.

No térreo, menos de 20 computadores com acesso a internet ainda estavam à disposição para quem quisesse ler e enviar e-mails, acessar redes sociais ou outros sites. Na manhã desta quinta, esses equipamentos também serão desligados para o fechamento da loja.

0 comentários: